Blog

24 de julho de 2018

Conheça os benefícios do serviço de fretamento

Economia de espaço viário
O uso de qualquer veículo de transporte coletivo traz vantagens na ocupação do espaço viário disponível, em relação aos automóveis e ás motocicletas. Isto está relacionado à capacidade dos veículos de transporte coletivo de acomodar uma quantidade muito superior de pessoas, usando um veículo apenas duas vezes maior do que, por exemplo, o automóvel.
Um ônibus com dois passageiros leva um consumo de espaço por passageiro (27m²) inferior ao de um automóvel com um passageiro leva um consumo de espaço por passageiro (10,8m²) inferior ao de um automóvel com 2 passageiros (16,5m²). No nosso caso específico, o ônibus mais comum no transporte por fretamento atende de 40 a 50 passageiros e, portanto, tem enorme vantagem em relação ao espaço viário ocupado por cada passageiro.

Redução de consumo de Energia
A energia gasta por um modo de transporte é particularmente importante nos países em desenvolvimento, seja ele fóssil ou de origem hidroelétrica.
O valor calculado da energia gasta por distância precisa ser ponderado pelo número de pessoas usando o modo, para chegar a um número comparativo entre os modos. A comparação geral das eficiências energéticas por modo revela que enquanto o automóvel usa 2,3 a 2,6 MJ/pass-km, os trens usam 0,6 a 1,5 MJ/pass – km e os ônibus 0,6 a 0,8 MJ/pass – km (Goldemberg, 1998).
Os ônibus a diesel e o metrô são os modos que consomem menos energia. A relação entre ônibus e carros é de 1:4,7 (ônibus comum). Deve – se ressaltar que se trata de veículos completamente carregados de passageiros, o que gera o menos consumo de energia possível. Caso o carregamento dos veículos mude a relação mudará.

Fonte: Fresp

Imagem: Bigstock by VadimGuzhva