Blog

25 de junho de 2018

5 viagens para fazer sem sair do estado de São Paulo!

Belas praias, montanhas, cidades históricas e belíssimas cachoeiras podem ser encontradas no estado de São Paulo sem ir muito longe da capital. Se você está curtindo as férias na maior cidade da América Latina (ou se você mora nela e está precisando sair um pouco para relaxar) recomendamos 6 destinos turísticos para conhecer no estado.

Cananéia
No extremo sul de São Paulo a charmosa Cananéia reserva um leque de opções de atividades relacionadas ao ecoturismo. O município que possui um simpático centro histórico é porta de entrada para explorar a região chamada de Lagamar, reconhecido como um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo.

São 200 km de extensão no litoral composta por lagunas, braços de mar, ilhas, morros e praias. Tamanha diversidade de ecossistemas em um só lugar (mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica) deram o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Entre os principais passeios a dica é relaxar nas praias observando os botos cinza, que passam aos bandos para chamar atenção dos turistas. Cachoeiras como a do Pitu e do Mandira também são uma ótima pedida, depois de aproveitar ao máximo a natureza do local, explore as vilas da região e veja o que a comunidade tem a oferecer, algumas tem deliciosos pontos para provar a culinária local, enquanto outras agradam com os produtos artesanais e agroecológicos.

Brotas
Localizada a 242 quilômetros da capital, a cidade mais “radical” do estado de São Paulo é conhecida pelo turismo de aventura. Passeios como rafting, tirolesa, arborismos e trilhas são algumas das opções que as agências de turismo receptivo oferecem.

Mas o que ganha o coração dos turistas são as cachoeiras, a região é cercada por mais de 30 cachoeiras que medem de 7 a 55 metros. Não deixe de conhecer a Fazenda Cossorova, propriedade que abriga duas quedas bem famosas. O conjunto é formado por duas quedas – Cassorova (45 metros) e Quatis (42 metros), acessíveis por escadaria e caminhada. A segunda é bastante procurada para a prática de canyoning.

São luís do Paraitinga
Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté a charmosa São Luís do Paraitinga possui uma arquitetura colonial ainda bem preservado. A cidade surgiu junto com outros 30 povoados, para racionalizar a ocupação das terras do vale do Paraíba e hoje constitui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do estado de São Paulo. Um de seus principais atrativos é o Carnaval de Marchinhas que atrai todos os anos milhares de foliões para curtir o melhor carnaval de blocos do Estado em um cenário de ruas, ladeiras, praças e casarões com arquitetura do século XIX.

O grande número de belas cachoeiras também atraí muitos visitantes para o município, a região com o maior número fica no distrito de Catuçaba.

Ilha Bela
Com mais de 42 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes a Ilhabela, é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. A ilha é famosa pela prática de esportes náuticos, o charme das vilas, com pousadas, restaurantes e lojinhas de artesanato também são características marcantes da região.

A costa voltada para o mar aberto é o lugar preferido dos surfistas, mergulhadores e aventureiros que aproveitam o acesso nada fácil para aproveitar as paisagens mais selvagens e desertas da ilha. Aproveite as praias do Bonete e da Fome. Se você também que aproveitar as cachoeiras uma boa opção é a Cachoeira da Laje.

São Roque
Localizada a apenas 60 km de distância da capital, São Roque é conhecida como a terra do vinho. A cidade possui uma estrada com 10 km onde encontram-se todas as vinícolas do município e alguns restaurantes que ficam lotados aos finais de semana. Uma ótima opção para um passeio bate volta.

Fonte: Guia Viajar Melhor
Imagem: Bigstock by Dolgachov